Neusa Cortinas
Como calcular a quantidade de tecido de uma cortina

Para calcular a quantidade de tecido de uma cortina é necessário medir o tamanho da janela e decidir o modelo de cortina ideal para as suas necessidades e gosto.
O comprimento de uma cortina de tecido varia de acordo com os desejos e necessidades do cliente. Pontos como o tamanho da parede, da janela ou da porta, tamanho e modelo da barra e modelo da cortina em si ajudam a definir a quantidade de tecido ideal para um projeto.
As cortinas médias geralmente são usadas em quartos de crianças, cozinhas, banheiros ou ambientes que possuem uma mobília localizada abaixo da janela.
Já as cortinas longas costumam ser utilizadas nos quartos, salas, divisórias de vidros, janelas de vidros, pergolado do quintal, etc.
A quantidade de tecido utilizada depende de onde a cortina será colocada e do gosto do cliente também.
Qual a quantidade de tecido de uma cortina?
Com a trena, meça a altura em que foi instalado o varão até a borda abaixo da janela, por exemplo: caso a sua janela tenha 1x1 a medida mínima para a sua cortina ficar esticada deverá ser de 1x20 por 1x20, caso queira ela mais franzida, a medida deverá ser 1x50 por 1x20.
Mas caso você queira uma cortina de parede inteira e o pé direito da sua casa for 3m, invista numa de 2,70m de altura para sobrar 10cm rente ao chão e 20cm rente ao teto.
Se a sua parede tiver 4m de largura e 3m de altura, use uma cortina de 4,50 de largura por 2,70 de altura .
Lembrando que todas as medidas são feitas com base de onde o varão será colocado. O local de instalação do varão depende do ambiente. Sanca, cortineiro, altura do ambiente, tamanho das janelas ou portas são fatores que influenciam na instalação do varão ou trilho.
Por que calcular a quantidade de tecido de uma cortina?
Para comprar uma cortina ideal para o cômodo onde será colocada, deve ser medida a parede ou janela para não haver o desperdício do tecido da cortina e evitar assim que a cortina fique curta demais ou longa demais.
Se você quer a cortina mais longa o ideal é que ela não arraste no chão, por isso é importante medir e deixar sobrar 10cm rente ao chão, para não arrastar e evitar o acúmulo de poeira e sujeira.
Para a cortina mais curta é importantíssimo medir a quantidade de tecido para evitar assim que a cortina não cubra a janela inteira ou que fique muito rente a parte abaixo da janela.
Como escolher o tecido de uma cortina
Para a escolha do tecido de uma cortina a melhor opção é aquela que se adequa mais ao seu ambiente e a sua necessidade.
Por exemplo, se você quer uma cortina apenas para decorar o ambiente ou deixá-lo iluminado, mas nem tanto, o ideal são cortinas feitas com tecido em linho, seda ou voil, por serem tecidos mais leves.
Mas se o seu cômodo tem muita incidência da luz solar, ou se o seu objetivo é bloquear totalmente a entrada da luz do sol, o tecido mais indicado é o blackout, por ser mais grosso e inibir tanto a entrada da luz solar quanto o calor.
Quais os tecidos de uma cortina
Os tecidos mais utilizados de uma cortina são de linho, blackout, voil e tecido de seda.
Tecidos como blackout e voil são ainda mais comuns em quartos e salas, por inibirem a entrada da luz solar e do calor também.
Faça um orçamento de cortinas com a Neusa cortinas
Para comprar uma cortina para os ambientes da sua casa com a Neusa Cortinas, basta entrar em contato pela central de atendimento pelo WhatsApp indicando o tipo de cortina que você mais gostou, e o tamanho da janela (a metragem torna o orçamento mais assertivo).
A medição para a realização do projeto, a confecção, a entrega e a montagem, são feitas pela equipe da Neusa Cortinas.